No contexto da terapia ABA, o conceito de “pairing” desempenha um papel de extrema relevância, sobretudo no início da intervenção.
O PAIRING é o processo que estabelece o vínculo do terapeuta com a criança.
É o processo pelo qual se estabelece uma ligação fundamental entre o terapeuta e a criança, associando a presença do terapeuta com estímulos reforçadores.
DICAS DE COMO ESTABELECER O PAIRING DURANTE A TERAPIA ABA:
- Organize o espaço: elimine objetos em excesso;
- Introduza reforços de forma proativa: ofereça itens que você perceba que despertam o interesse da criança;
- Engaje-se em atividades que exijam a participação da criança: ofereça reforços que ela não possa obter por si só. Um exemplo é guardar os brinquedos favoritos da criança em potes para que ela precise da sua ajuda é uma ótima maneira de criar uma oportunidade para a participação ativa da criança e oferecer reforços;
- Evite tomar coisas da criança: respeite o momento da criança interagir com o objeto;
- Mantenha uma distância confortável para a criança: para muitas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), as interações sociais podem ser desafiadoras e podem causar ansiedade ou desconforto, o conforto social é a sensação de se sentir à vontade e seguro em interações e situações sociais. Fique cerca de um braço de distância, e permaneça dentro do campo de visão, evitando ficar de costas.
- Interaja com a criança sem fazer demandas diretas, como fazer perguntas ou dar instruções: brinque ou converse com a criança sem pedir que ela faça algo específico, apenas compartilhe um momento agradável juntos.
O emparelhamento (ou “pairing”) é uma estratégia fundamental na terapia ABA que visa estabelecer uma relação positiva entre o terapeuta e o cliente. Durante essa fase inicial, o objetivo é criar uma associação positiva com o terapeuta, tornando-o uma figura de confiança e fonte de reforço positivo. Isso cria uma base sólida para o aprendizado e a terapia posteriores, pois a criança está mais disposta a se envolver e aprender com alguém em quem confia. O emparelhamento é uma etapa crucial para o sucesso da terapia ABA, pois estabelece as bases para o desenvolvimento de novas habilidades e comportamentos desejados.